terça-feira, 14 de outubro de 2008

E os números da Megasena são:

Galera....antes de mais nada, gostaria de esclarecer uma coisa importante, e talvez decepcionante para alguns: não adianta me pedir os números da Megasena só porque já estou no futuro, ok?? (pra quem não sabia, em Brisbane estou 13 horas à frente, então nesse momento já começou minha terça-feira). Parem de me pedir essa informação!! Esqueçam aquele sonho do “De volta pro futuro”...o tal do livro com os resultados não existe aqui! Vocês vão ter que continuar trabalhando mesmo! =)

Ai meu Deus...o Australian Open tá chegando! Cielo, ainda dá pra marcar a passagem, hein!!!?? Começa dia 19 de Janeiro de 2009....o preço do ingresso vai ficando mais salgado à medida que se aproxima da final....$50 na primeira semana, $90 na segunda, e vai aumentando até a final...custa $550 pra assistir todas as finais !!!

Comprei ingresso pro show do Kanye West!! Nossa, vai ser irado! Dia 7 de Dezembro. Bibaaaa, vem cá....xô ti falá....você vem, né??? hahaha

Bom...aqui no trabalho tá tudo na mesma. Eu tenho que soltar uma piada de vez em quando, senão ninguém dá UMA risada o dia inteiro! E as piadas nem precisam ser tão engraçadas, mas porque descontrai, o pessoal já ri. O Chris, zambiano que trabalha na mesa em frente à minha, faz umas brincadeiras sarcásticas durante o dia, tipo perguntar se eu quero metade do sanduíche dele pela bagatela promocional de 8 dólares...mas por incrível que pareça, costumamos falar as coisas por MSN só pra não fazer barulho! Gente...muito comédia!

O ar-condicionado da empresa é bem forte (os citibankers devem estar imaginando o que eu sofro!). Tem um japa que trabalha depois da pilastra ali na frente (que já não é mais o meu setor da empresa) que usa aquelas máscaras pra limpar pó em casa, sabe? Queria poder fazer o mesmo, mas fica ridículo demais! Aliás, pra identificar diferentes setores da minha empresa, é só olhar as pilastras...as nossas são pintadas e desenhadas em tons de vermelho e branco, e temos 2 pilastrinhas. Os caras aqui da frente já tem um desenho diferente, e pintado de azul e branco...e por aí vai!

A Ellie veio me falar que existe a chance de me alocar em um dos nosso clientes a partir da semana que vem! Nossa, tomara...não vejo a hora de sentir um ambiente de trabalho australiano pra descobrir como é de verdade. Se rolar mesmo, ficarei lá por 6 semanas, depois volto pro bench por 2 semanas, e retorno pro cliente pra ficar mais 8 semanas. Ou seja, voltaria pra cá só em Fevereiro.

Finalmente eu tô começando a entender porque as pessoas acham que aqui tem tanto trânsito. Imaginem que eu moro a uns 6km do trabalho; só que:
1 - aqui, sinal amarelo quer dizer FREIE, e não ACELERA ESSE CARRO, MANO! (como fazemos no Brasil)
2 - as pessoas respeitam muito o seu espaço e não existem manobras radicais no meio do trânsito
3 - somos incentivados a dar passagem ao ônibus quando ele divide a rua com os carros
4 - temos que respeitar muito o pedestre, e várias vezes quando o sinal abre e você faz uma curva, enquanto o sinal de pedestres ainda estiver piscando você tem que esperar todos terminarem de atravessar
5 - todo mundo dirige dentro da velocidade permitida (60km/h), quando não abaixo

Ou seja, às vezes levo até 20/25 minutos pra percorrer míseros 6 quilômetros. Mas vale muuuuito a pena!

Essa semana consegui, pela primeira vez, parar meu carro na frente do parquímetro. Pra quem não sabe, obviamente não temos os carinhas da CET pra vender cartão azul, então essa maquininha é um meio-poste de ferro que fica na calçada, onde você coloca moedas dependendo do tempo que vai ficar. Ai....quem me dera conseguir vaga lá todo dia! Custa $2 pra parar o carro 5h30m, ou $4 pra ficar durante 11 horas!! Mas não....tenho que viver no limite!! Existe o risco de receber uma multa porque todos os lugares aqui tem um máximo de 2 horas na mesma vaga.... A sorte é que o meu trabalho fica bem no fim da rua, então é mais difícil o cara vir até aqui verificar os carros.

Coloquei um filtro na minha torneira semana passada porque é impossível acostumar com o gosto da água da torneira. Eu, que bebo muuuuuita água, detesto água com gosto. Esse costume não vai me pegar....

Não sei se vocês já receberam um e-mail, tipo zoação, contando a estória de um brasileiro que vai morar nos EUA, e acha tudo lindo no início...a neve, os animais etc, até que a neve começa a cair em proporções gigantescas e ele tem que limpar a entrada de casa todo dia, os bichos fazem nº 2 na varanda dele, o carro fica preso na neve e ele não consegue ir pro trabalho de manhã...enfim, uma comédia a estória! Pois é...a minha rua, como eu já comentei antes, é bem arborizada e tem pássaros etc...mas comecei a perceber que tem um desgraçado dum pássaro que faz um barulho muito irritante a cada 5 segundos! Nossa....tá complicado! Preciso procurar o clube de caça do meu bairro, urgente!!!

Acho que esqueci de comentar com vocês uma coisa muito peculiar da Austrália: as pessoas bebem muuuuuito! Sem noção! De cair, desmaiar, morrer! Dizem que na balada eles bebem muito também. Um dia de sábado começa com o café da manhã, e depois uma “tallie” na mão – garrafa de 750ml carinhosamente apelidada pelos australianos. Não entendo como o grande vilão da Austrália pode ser o câncer de pele, ao invés da cirrose.
Aliás....isso me lembra outra coisa...por incrível que pareça, certeza que aqui vende mais guarda-chuva no verão do que no inverno. Mas não é porque chove, até porque chuva aqui é coisa rara, e sim porque as pessoas se cobrem do sol. Estou começando a ter um noção básica do que será o verão por aqui....o sol já tá bombando quase todo dia, e a temperatura varia entre 24 e 29 graus, dependendo do dia. Já vejo várias pessoas andando de guarda-chuva na rua.

Outro dia eu passei por um ônibus e tinha o anúncio do novo filme que vai sair....Jogos Mortais 1, 2,3, 4....5!!!! Caramba....esse troço não acaba nunca?? Vocês já pararam pra olhar na locadora quantos filmes desse tipo estão sendo feitos?? Turistas, Albergue 1, 2, 3, Cactus....péssimo! Haja incentivo à maldade!!

Curiosidades

Ah....uma coisa engraçada: o “shoulder check”, aquela famosa viradinha de pescoço que algumas pessoas dão ao mudar de faixa com o carro, é obrigatória aqui! hahaha
No Brasil, se você fizer isso durante a prova pra pegar carteira de motorista, o cara te reprova na hora! Mas é que aqui as pessoas andam em uma velocidade diferente e com uma certa distância do carro da frente, então a chance de você bater é mínima! Eles acham melhor do que pegar alguém que tava no ponto-cego do retrovisor.

Já comentei como cigarro é caro aqui?? Claro que eu não fumo, mas outro dia vi um pacote no 7 eleven, e fiquei impressionada! Tem uns que custam $12! Brisbane é muito contra o fumo....pra vocês terem uma idéia, quando escolhi meu fundo de garantia tive que assinar um papel dizendo se eu havia fumado nos últimos 12 meses, ou mesmo se pretendia vir a fumar um dia; se eu disser não nos 2 items, a minha taxa do fundo de garantia é melhor!!! Ebaaaaaaaa!!

Outro dia passei por uma batida policial com o e a Isa. Vocês não tem noção...eles mandam TODO MUNDO que passa assoprar no bafômetro, até que junta muitos carros, e eles liberam o trânsito. Ou seja, não escolhem aleatoriamente um ou outro motorista...nem os taxistas passam. Aqui as leis são levadas muito a sério, principalmente aquelas relacionadas a álcool e drogas. E nunca soube de um caso assim, mas tenho certeza que suborno = deporte de volta pro seu país!

Agora falando um pouco sobre carros, paixão nacional...

- O Honda Fit chama Jazz
- O novo Vectra Sport chama Astra
- O Corolla sedan é igual ao do Brasil, mas tem bem pouco...o novo modelo hatchback que saiu faz MUITO sucesso, mas não existe aí
- A Chevrolet (ou GM) é chamada de Holden (fabricação australiana)

- Os carros que você mais vê na rua aqui são:
* Toyota Prado
* Toyota Yaris
* Toyota RAV4
* Toyota Corolla (hatchback)
* Honda Getz
* Honda CR-V
* Mazda 2
* Mazda 3
* Nissan X-Trail
* Suzuki Swift

Por categoria, os carros que mais competem são:
Pequenos – Yaris, Mazda 2, Tiida, Swift
Médios – Corolla, Mazda 3
4x4 – Prado, RAV4, CR-V, X-Trail

Ou seja, bem diferente do Brasil. Mas tem uns carros que você vê em média proporção, que também temos no Brasil: Golf, Omega, Toyota Hilux, Ford Focus, Kia Sportage, Hyundai Elantra....
Alguns dos carros mais populares do Brasil raramente você vê por aqui: Civic, Tucson, BMW, Corsa, qualquer Peugeot (um ou outro 307), qualquer Renault, Audi A3 (esse então, quando você vê são poucos, e só do modelo novo)... Outros nem existem: Gol, EcoSport, Peugeot 206, Marea... Percebeu a hegemonia japonesa, né? A Mazda então, nem se fala. Os caras estão por toda a parte!

Até semana que vem! Beijos

Um comentário:

Hugo disse...

Oi Raquel, tudo bom? Você não me conhece... acabei achando seu blog por acaso não lembro bem aonde. Só tô passando pra dizer que tô adorando cada post. Seu jeito de escrever é muito divertido e vc tb deve ser! Tô indo pra Gold Coast fazer facú ano que vem e seu blog tá ajudando a segurar a ansiedade um pouquinho.

Boa sorte aí pra ti!