segunda-feira, 2 de março de 2009

Morar na Austrália é...

Oi galera!!!! Pois é...tem tempo que eu não escrevo, né? É que a vida começa a tomar seu rumo e fica mais difícil ter novidades pra contar toda semana. Já ouvi vááááárias reclamações porque não tenho postado nada....hihihi
Mas os ávidos leitores do meu blog continuam recebendo atualizações via e-mail, então não precisam ficar entrando sempre pra olhar.

Resolvi escrever um pouco da Austrália (mais focada na cidade em que eu moro, é claro) no melhor estilo “Amar é”. Quem não lembra do clássico casalzinho aí da direita que tinha figurinha e tudo mais?
Pois é...então vamos ao tema da semana:

“Morar na Austrália é...”

...adorar Brisbane por ser um cidade de médio porte, com quase 2 milhões de habitantes, e limpa, organizada, linda, e sem aquele stress de cidade grande.

...respeitar as leis de trânsito acima de tudo; e quando digo “acima de tudo” preciso contar que agora sou a colecionadora de multas! Já tomei QUASE uma de cada tipo... Pois é! Se acostumar com as leis daqui está sendo praticamente um investimento financeiro! Já vi policial correr no meio da avenida e segurar todos os carros pra parar o MEU e me dar uma multa de nada mais nada menos que $330; já senti o frio na barriga de não ver meu carro ao longe e descobrir que não podia parar naquele lugar, naquele momento, e ter que buscá-lo com o tio do reboque (e pagar $220 conto pro tio do reboque também); pagar multa por estacionar em lugar permitido porém acima do tempo permitido; e multa por não pagar o pedágio (que sinceramente eu nem vi que tinha guarita pra pagar).

...se irritar de vez em quando por ter que dirigir praticamente pela cidade inteira a 60km por hora e, numa boa, parece que o carro tá parado! Mas ao mesmo tempo ficar feliz pela segurança que isso gera, já que tomo mundo faz o mesmo. Então não tem freiadas bruscas, batidas...

...não poder furar o sinal à noite, mas não porque você tem medo de ficar parado no sinal....e esse é um sentimento que não tem preço. É só porque você quer chegar em casa logo, mesmo. No início eu tinha uma reação instintiva de querer furar o sinal...muito engraçado.

...poder andar de bicicleta pela cidade inteira sem medo de ser roubada, e saber que as pessoas respeitam esse meio de transporte mesmo que no meio do trânsito. Praticamente todas as ruas têm uma faixa exclusiva para bicicletas! Ah!, e poder deixar a bicicleta DENTRO do carro a semana inteira pra andar onde e quando te der na telha. Mas é um saco ter que andar SEMPRE de capacete (senão toma multa)! Ou seja...se esquecer em casa, nem põe a bike na rua.

...poder chegar num show com 30 minutinhos de antecedência e ver todo mundo sentadinho esperando começar, e ainda conseguir ficar grudada na grade depois de pedir passagem educadamente para as pessoinhas educadas. Ah!, e não ser esmagada durante o show! Cada um tem seu espaço.

...ter bebedouros públicos espalhados pela cidade inteira pra beber uma água quando bate a sede.

...perceber que a vida pode ser mais tranquila do que você imaginava. Aqui não existem grandes ambições, principalmente de carreira. As pessoas querem mais é fazer seu trabalho, fácil ou difícil, só que dentro do horário de trabalho, chegar em casa umas 5 da tarde e curtir o que quer que seja! Cinema, tv a cabo, os filhos, a família, dormir, ficar de pernas pro ar, ler...sei lá! O mais bizarro em absorver esse novo estilo de vida é perceber que NÃO HÁ MAL NENHUM NISSO! Nossa...quantas vezes eu trabalhei até altas horas da madrugada! E sair 10 da noite era visto como uma coisa normal! (né, galera do Citi!!??)

...entender que o povo australiano é parecido com o brasileiro...mas o brasileiro continua sendo o povo mais amigável do mundo!

...ter que aceitar que o brasileiro pode ser detestado por aqui! Triste mas é verdade! Gold Coast, por exemplo, tem um problema sério com brasileiros que vem pra cá fazer curso de inglês e acham que não precisam viver pelas regras do lugar. Acham que estão de férias...zoando. Acontece muito com os surfistas, fiquei sabendo.

...se frustar por saber que no fim-de-semana é impossível parar o carro na cidade, onde você quer ir pra curtir o dia, mas lembrar que o transporte público é show de bola. No meu caso, 2 trens ou ônibus a cada hora partindo da estação que fica a 500 metros da minha casa, e em alguns minutos eu tô lá!

...encher o tanque com 50 conto!

...poder vestir o que você tiver vontade (leia: ser você mesmo) em qualquer lugar e ocasião, sem sentir olhares te julgando. Você ter a sua própria moda aqui é o que vale! Se quiser vestir bota + blusinha + echarpe jogada + saia no VERÃO, problema seu! Pouca roupa, muita roupa, não importa. Na balada, então...nem se fala! As meninas vão desde “acabei de voltar da praia” até “vim de um casamento”. Claro que eu tô exagerando um pouco, mas deu pra entender, né?

...saber que o puta imposto que você paga não está indo pro bolso de um safado. Você vê isso nas ruas...

(to be continued...)

Novos filmes da minha lista:
* The wrestler (Mickey Rourke) – adorei o retorno do Mickey R. O filme é bom...vale mais a pena pela atuação dele, mesmo.* Vicky Cristina Barcelona (Penelope Cruz) – é...o Woody Allen sempre se superando, né? Outro filme excelente!* Rachel getting married (Anne Hathaway) – muito bom! O filme parece mais um documentário sobre um casamento, e os atores estão tão descontraídos que você esquece que é tudo encenado. * Doubt (Meryl Streep) - bom...é...bom.
* Changeling (Angelina) – outro filme baseado em fatos reais, e faz ser ainda mais angustiante. Muito bom!
* Ghost town (Greg Kinnear) - comédia sessão da tarde.
* Revolutionary road (Kate Winslet & Di Caprio) – muito bom...adorei!
* The reader (Kate Winslet) - nossa...esse é excelente! Um dos melhores filmes que eu já vi. E a Kate W. Tava fenomenal.
* Valkyrie (Tom Cruise) - bem legal...você fica naquela expectativa querendo que os caras consigam matar o Hitler!
* Frost/Nixon – muito bom, principalmente a atuação do Frank Langella, que faz o Nixon. Queria que ele tivesse ganhado o Oscar, mas competir com o Sean Penn é dureza!
* Role models – comédia bem sessão da tarde.

Próximos da lista:
- The international (Clive Owen)
- Duplicity (Julia Roberts & Clive Owen)
- W. (Josh Brolin)
- I’ve loved you so long (Kristin Scott Thomas)
- Last chance Harvey (Dustin Hoffman & Emma Thompson)
- Milk (Sean Penn)

Beijos!