quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O retorno do blog!

Oi galera!!
Nooooooossa...quanto tempo sem postar, né? Voltei do Brasil sabendo que as pessoas REALMENTE lêem o que eu escrevo aqui, então resolvi retomar o hobby! :)

Esse fim-de-semana contarei, em resumo, um pouco dos últimos meses aqui na Austrália, e inclusive minhas férias de 3 semanas no Brasil!

Beijos

Ainda da série "Morar na Austrália é..."

...se sentir uma pessoa especial e querida sempre que você fala com os amigos e a família. É uma das únicas coisas que justifica a saudade que eu sinto.

...amar o governo australiano, que dará AU$ 900 de presente para todas as pessoas que trabalharam, pagaram impostos e ganharam menos de $75.000 ano passado, só para estimular a economia depois da crise. A oferenda se chama “Stimulus package”. Ai, amo muito tudo isso!

...atender o telefone quando um número bloqueado te liga, sem medo de ser uma encenação de sequestro relâmpago.

...morar na terra dos cangurus, koalas, e indianos e povos do olhinho puxado. Aqui, a maioria dos indianos trabalha com Tecnologia, ou dirige táxi. A diferença, entretanto, é que os taxistas indianos de Nova York te odeiam por natureza, não falam inglês, e são mal-educados. Aqui todos são super gentis, perguntam como foi seu dia, de onde você é etc. Os ásias são na maioria estudantes, ou tem loja de quinquilharia.

...descobrir que estava enganada quando achei que o Brasil gostava de feriado! Outro dia fiquei sabendo que aqui tem o “Picnic Day”. Ah, pelo amor, né?

...estar pertinho de alguns dos lugares mais paradísiacos que se pode visitar, como Bali, Fiji, Tailândia etc, e ainda por cima ter a maior barreira de corais do mundo.

...ter um pouco de tudo no mesmo país, podendo surfar num lugar, ou viajar um pouco mais pro sul e "surfar na neve"!

...conviver com a natureza e os bichinhos bem de pertinho. Não...peraí! Preciso explicar esse item! Não confundam pensando "que bonitinho, ela deve ver koalas toda hora” e tal. Na verdade, você não pode ter medinhos e descontroles quando vem pra Austrália porque os bichinhos que eu tô falando são: lagartixa, barata, mais lagartixa, besouro, outras variações de lagarto, aranha, grilo, eu já falei lagartixa?, etc. Pois é...no vidro de fora do meu prédio dorme uma média de 10 lagartixas todo dia, então eu tenho que tomar cuidado (UNAGI!) ao entrar na portaria porque uma hora dessas vai cair uma na minha cabeça.

...viver no esquema "cigarro free"! Nossa...como eu fui esquecer desse item antes!!!??? Sabe aquela sensação que dá quando você vai embora da balada, chega em casa, e tem a impressão que fumou sozinho 100 cigarros num cubículo de 1 metro quadrado, e sai até caquinha preta quando você assoa o nariz??? Pois é...isso simplemente NÃO EXISTE aqui! As pessoas só podem fumar nas áreas designadas, que são sempre do lado de fora da balada, e isso QUANDO tem área de fumante! Mesma coisa nos restaurantes. E na rua, raramente alguém fuma andando. Tem áreas com lixo pra bituca de cigarro. Mas vocês não tem noção do que é voltar pra casa sem cheiro de cigarro...

...ter tranquilidade quando esqueço de pagar uma conta! Sabe quando você esquece de pagar o aluguel UM diazinho e tem que pagar uma fortuna de multa? (eu sei porque no Brasil era R$165, e eu consegui esquecer DUAS vezes). Pois é...aqui o sistema é bem relax em relação a isso. Pra alguém PENSAR em te cobrar um aluguel atrasado, leva 1 semana. E quando você paga, não tem multa nenhuma! Se você achar que vai atrasar a parcela do carro esse mês porque tá sem dinheiro, por exemplo, é só ligar pros caras e avisar quando você "vai estar pagando". Eles até agradecem o aviso! Ah, meu...fala sério esse país!

...esquecer que existe um método de pagamento chamado cheque. Aqui a gente só usa cartão de débito e crédito. Os bancos até procuram colocar a senha dos cartões bem parecidas pra facilitar...muito legal. Tipo 1425 pra um, e 1524 pro outro (não...essa não é a senha dos meus cartões).

...poder pegar um táxi sem ter um tostão no bolso, já que todos aceitam cartão.

...saber que quando você paga qualquer coisa com cartão de crédito, o vendedor SEMPRE compara a sua assinatura com a do cartão! Fico imaginando qual é a taxa de fraude de cartão de crédito na Austrália, mas deve ser perto de zero.

...querer que a Austrália fosse um pouquinho mais perto do Brasil, tipo um Estados Unidos da vida. Vou te falar que 20 horas de viagem é um pouco desmotivador. Fora o jetlag por causa do fuso...meu dia, sua noite, seu dia, minha noite. Quero só ver como vou ficar quando for pro Brasil. Quando eu cheguei na Austrália há 8 meses atrás (nossa, parece que tem muito mais tempo), dava 4 da tarde e eu começava a ficar zonza

....poder devolver uma coisa que você não gostou, e receber seu dinheiro de volta. Nossa...isso me lembrou aquelas propagandas “satisfação garantida, ou seu dinheiro de volta”. Ahã...vai tentar uma dessas no Brasil. Uma vez a mulher se recusou a me devolver R$20 por uma blusa rasgada!

...saber exatamente o horário que o seu ônibus ou trem vão passar, e consequentemente, saber a hora que você vai chegar!

... poder correr às 9 da noite no bairro escuro (tomando um certo cuidado e estando alerta sempre, afinal você nasceu no Brasil)

....ter bibliotecas públicas espalhadas por todo canto, inclusive no shopping, e pegar emprestado livros, CDs, DVDs etc

...ter que entregar o recibo da loja quando você dá um presente pra alguém! Hahaha Pois é....nem tudo são flores. A Austrália tem uma taxa enorme de “shoplifters” – pessoinhas que vão na loja e acham que as coisas que estão expostas são pra você pegar...e não precisa pagar. Então é assim: a roupa não precisa ter a etiqueta se você quiser trocar...mas sem o recibo, a prova da compra, você não troca nada!

...esquecer que existe bidê. Acho que o pessoal daqui nunca ouviu falar.

...ficar impressionada como pode uma academia não ter caneleiras!!!!! Os caras nem lembram como chama em inglês! Outro dia tentei explicar pro treinador o que era, ele levou uns 5 minutos pra entender, e no fim: putz, não sei o nome daquele negócio!

...se sentir em Nova York na hora de pagar o estacionamento. Pra parar o carro na cidade eu paguei uns $40 pra ficar 1 hora. Também, só aconteceu uma vez! Aprendi a lição!

....saber que aqui não existe exceção à regra...pra qualquer situação! O “jeitinho brasileiro” é praticamente uma lenda urbana que você vai contar pros seus netos um dia.